quarta-feira, 28 de março de 2012

Carlos Amorim repercute documento que pede mais segurança para Imperatriz


Carlinhos Amorim



O deputado Carlinhos Amorim (PDT), líder do Bloco Parlamentar, PSDB/PDT, ocupou a Tribuna “Nagib Haickel” para registrar o recebimento de um documento encaminhado pelo juiz-diretor do Fórum da Comarca de Imperatriz, Adolfo Pires da Fonseca, sobre a situação da segurança pública na região Tocantina.

O documento enviado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é o relato de alguns fatos ocorridos na cidade de Imperatriz e toda região Tocantina, na área de segurança pública,o qual descreve com minúcias a necessidade de o Estado fazer urgentemente investimentos neste setor.

O documento é um resumo de pontos abordados em audiência pública realizada na cidade de Imperatriz, no mês passado. Participaram do debate vários segmentos da sociedade civil organizada, lideranças empresarias e políticas, entre elas, o prefeito da cidade de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) e representantes do governo do estado, da subseção da OAB de Imperatriz, e da Associação Comercial Industrial.

“Esta audiência ocorreu no mês passado, quando foi registrado um número de homicídios acima da média apresentada em todo o Estado. Foi, inclusive, esta a razão que levou o dr. Adolfo Pires da Fonseca Neto a promover esta audiência pública”, detalhou.

Em seu pronunciamento, Carlos Amorim destacou pontos do documento que visam melhorar a segurança no Estado.

A necessidade de fazer concurso público regionalizado para a Polícia Civil e para investigadores de polícia, bem como a aquisição de equipamentos, como decibelímetros e bafômetros, estavam entre as sugestões. Também foram apontadas como necessidades urgentes a reformulação das atribuições da Delegacia de Homicídios, a intensificação de blitz conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil e Cetran (órgão municipal de trânsito), a descentralização das delegacias e a instalação de postos policiais nos bairros de Imperatriz, como também nas principais cidades da região.

Entre os pontos reivindicados também estão a reativação de barreiras policiais, no sentido Tocantins e no sentido Pará, e a instalação de postos da PM nos bairros onde há uma incidência maior de delitos. O cumprimento das atribuições da Prefeitura Municipal de Imperatriz também consta no documento, como a fixação dos horários de funcionamento de estabelecimentos, de casas noturnas, de bares e similares, e a proibição do trânsito em algumas vias da cidade.

SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS

Em seu discurso, Carlos Amorim (PDT) também cobrou providências para elucidar o assassinato do ex-prefeito da cidade de São José dos Basílios, o Chico Riograndense, crime ocorrido em 7 de janeiro deste ano, no povoado Porcão. O inquérito policial ainda não foi concluído.

O pedetista encerrou a sua fala conclamando o secretário de Segurança do Estado, Aluísio Mendes, a “envidar todos os esforços para elucidar o fato”. Carlos Amorim relatou que, na semana passada, ele e o deputado Afonso Manoel receberam em seus gabinetes a visita de familiares do falecido. “Eles pediram a esta Casa que interceda para que o caso seja inteiramente apurado”, citou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário