sábado, 14 de abril de 2012


As inscrições para Mesário Voluntário podem ser feitas no site do TRE ou no Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá. Foto: DivulgaçãoAs inscrições para Mesário Voluntário podem ser feitas no site do TRE ou no Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá. Foto: DivulgaçãoAbertas as inscrições para mesário voluntário nas eleições de 2012 Ao longo das últimas eleições, a Justiça Eleitoral de Imperatriz tem convocado eleitores para atuarem como mesários nas eleições, aderindo ainda em 2006, à campanha "Mesário Voluntário", promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O propósito da campanha é captar mais pessoas para ajudar nas eleições. Segundo José Sousa Chefe do Fórum Eleitoral de Imperatriz a campanha do mesário voluntário é muito significativa, pois busca envolver as pessoas no desenvolvimento das eleições principalmente os estudantes: “Estamos firmando parcerias com as universidades e faculdades, tentando provocar na classe estudantil o sentimento de participação nesse momento tão importante para o Brasil, quando o povo irá eleger os seus representantes municipais”.
Quem pode participar:
 Todo eleitor, a partir de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, poderá ser mesário na sua zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.
Quem não pode participar:
 • Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;
 • Os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;
 • As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do executivo;
 • Os que pertencerem ao serviço eleitoral;
 • Os eleitores menores de 18 anos.
Benefícios:
O eleitor que se tornar mesário tem como benefício, de acordo com a Lei 9.504/97, o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral e o benefício em concurso público que é valido como critério desempate. Como a Justiça Eleitoral vem fazendo parceria com as universidades e faculdades, o estudante universitário terá como benefício a conversão dos serviços prestados à Justiça Eleitoral em atividade de extensão extracurricular/complementar, com carga horária correspondente a trinta horas comprovadas por meio de certificado emitido pelos juízos Eleitorais.
Como se inscrever:
Para se inscrever, o eleitor só precisa acessar o site do TRE-MA, ligar para o disque-eleitor (0800 098 5000) ou ir ao Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá, na Rua Juscelino Kubistchek, Bairro Parque Cinco Estrelas ou ligar para o telefone (99) 3523-8105.

Nenhum comentário:

Postar um comentário